Buscar
  • Smart Ar Condicionado

Calor é inimigo da aprendizagem

Saiba agora como a temperatura pode afetar o raciocínio e a aprendizagem


Que as altas temperaturas atrapalham o bem-estar e inclusive o rendimento no trabalho, não é novidade nenhuma. Não é difícil, portanto, imaginar que o calor também é um inimigo da aprendizagem.


Na verdade, hoje já é possível provar isso através de estudos científicos, já que eles apontam que temperaturas acima dos 28 graus centígrados nas salas de aula podem dificultar o raciocínio, a lógica e a aprendizagem dos alunos.

A conclusão corresponde aos resultados preliminares do estudo “Condições Térmicas e Desempenho em Ambientes de Ensino – Norte de Portugal e Nordeste do Brasil”, no qual investigadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Porto, uma das entidades portuguesas que participam do projeto, analisam a influência das mudanças de temperatura no desempenho cognitivo dos alunos.


A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.


Existe uma temperatura ideal para as salas de aula?


A Smart já tratou sobre esse questionamento e aqui você pode conferir qual a climatização ideal para o trabalho / escola .

Resumindo, no Brasil não há uma legislação específica para isso, sendo a resolução 09 da ANVISA uma alternativa para regulamentar a temperatura nesses ambientes.


Embora no Norte de Portugal não se tenham verificado diferenças no desempenho cognitivo dos estudantes quando os fatores ambientais foram alterados, esperava-se que até ao término do projeto (que se encerrou no início de 2018) fosse possível obter resultados mais substanciais.


28ºC é o limite




De acordo Paulo Oliveira, “a temperatura ideal para as salas de aula depende da estação do ano, sendo que no inverno a mesma deve estar entre os 22 e os 24 graus, enquanto no verão deve ficar por volta dos 18 graus”. Segundos os estudos, acima dos 28ºC, o raciocínio começa a sofrer interferência das demandas do corpo.


Faça agora um orçamento para instalação ou manutenção de seu equipamento seja qual for o ambiente, conte com a Smart!





35 visualizações

Central de Atendimento

19. 99628-7583
19. 3875-5948
19. 3825-7948

contato@smartarcondicionado.com.br

Rua Antonia Martins Luiz, 680 - Distrito Industrial João Narezzi - 13347-404 - Indaiatuba - SP

Estamos no WhatsApp:

whatsapp (5).png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 por Smart Ar Condicionado S2